Pages


Dia mundial de doação de leite Humano

2







POR QUE DOAR -


 O Ministério da Saúde recomenda que o leite materno seja o único alimento ingerido pelo bebê nos primeiros seis meses de vida -- nem mesmo água ou chás devem ser oferecidos às crianças neste período. Amamentar no peito significa proteger a saúde do bebê contra doenças como diarréias, distúrbios respiratórios, otites e infecções urinárias, pois no leite materno há nutrientes, substâncias e células maternas que funcionam como anticorpos contra infecções. O alimento é capaz de reduzir em até um quinto os índices de mortalidade infantil em países em desenvolvimento, como o Brasil.
Mas os números da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida ainda estão longe do ideal. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que 97% das crianças brasileiras iniciam a amamentação no peito logo nas primeiras horas de vida, mas permanecem mamando por um período curto. Segundo o órgão, a média de aleitamento materno da população brasileira é de 29 dias.
Bebês prematuros ou que estejam doentes apresentam dificuldade para mamar no peito materno nos primeiros dias de vida. Pesquisas comprovam que os bebês nessas condições têm chances bem mais elevadas de se recuperar e viver com qualidade se a alimentação exclusiva com leite humano for oferecida durante o período de privação das mamadas no peito de sua mãe. Daí a importância da doação do leite materno a essas crianças.
O estresse vivido pelas mães de crianças prematuras também pode levar à baixa produção de leite materno, o que eleva o risco de morte de seus bebês. As mulheres que passam por esse problema são apoiadas pelas equipes de saúde e contam com a garantia de leite humano pasteurizado. Comprovadamente, as mães restabelecem mais rapidamente sua produção de leite e têm maiores chances de conseguir amamentar no peito por mais tempo.
Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, em média, bebês de seis a oito meses obtêm 70% de suas necessidades energéticas no leite materno. Os que possuem de nove a 11 meses têm 55% e os com 12 a 23 meses detêm 40% das necessidades nutricionais com o leite materno. A partir desses dados, deve-se aliar o leite materno com alimentos complementares na dieta de crianças que já passaram dos seis meses de idade.
Os bancos de leite humano ajudam mulheres a amamentar, coletar, processar e distribuir leite humano. O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  Os bancos de leite humano no Brasil operam com tecnologias alternativas que permitem aliar baixo custo operacional ao rigor técnico capaz de assegurar qualidade ao leite humano coletado e distribuído.






2 comentários:

  1. Doar leite é tudo de Bom!!!
    eu ia ser doadora cheguei areceber o kit do hospita, fazer a inscrição td certinho, ja estava até congelando o leite pra ele vim na minha casa retirar... quando ele se deram conta que eu ñ poderia ser doadora de leite pq tomo remedio p/ hipertensão snif snif...
    p/ Júlia ñ faz mal nenhum mais p/ bbzinhos prematuros e outros doentinhos não é bem vindo o meu leitinho que dó!

    Amiga que bom que vc gostou do meu Selinho quero vê ele aqui no seu cantinho, é só seguir a sregrinhas e pegar! qual quer duvida pode me perguntar viu!

    beijO's

    ResponderExcluir
  2. eu queria ser doadora! mas meu leite diminuiu! so tem p Clarice mesmo..... bjs

    ResponderExcluir