Pages


APLV

5

Alergia em bebês - APLV



 

Orientações sobra a dieta de Leite de Vaca


A APLV – alergia às proteínas do leite de vaca atinge principalmente crianças com menos de 3 anos, e se caracteriza por uma reação alérgica a uma ou mais proteínas que estão presentes no leite de vaca e seus derivados.

Alguns sintomas como prisão de ventre, irritabilidade, regurgitações (golfadas), vômitos, cólicas, diarréia com ou sem sangue, falta de ganho de peso, chiado no peito e dermatites podem indicar um possível quadro de APLV.


A melhor maneira de saber se o bebê tem ou não APLV é fazer uma dieta de exclusão de LV e seus derivados, por um período mínimo de 10, podendo chegar a 4 semanas. Confirmado o diagnóstico, a dieta de exclusão deve ser mantida por 6 a 12 meses.


Isso porque os sintomas tanto podem ser imediatos ao consumo, como podem levar horas, dias ou mesmo semanas para aparecer.


Muitas vezes, é necessário retirar da dieta outros alimentos como soja, ovo, carne bovina, oleaginosas, frutas cítricas, frutos do mar etc.


O que é a dieta de exclusão e para que serve?


A dieta de exclusão é um recurso fundamental para confirmar o diagnóstico de alergia às proteínas do leite de vaca, além de fazer parte também do tratamento.

A dieta de exclusão no diagnóstico

Quando houver suspeita de que o bebê possa ter alergia ao LV, deve ser iniciada a dieta de exclusão.

No caso de bebe que é amamentado exclusivamente, a dieta é feita pela mãe, pois a proteína do LV presente nos alimentos que a mãe ingere passam para o bebê através do leite materno. Deve a mãe deixar de consumir leite de vaca e derivados e qualquer produto que leve leite ou derivados na composição.

A dieta deve ser feita por um período de 10 dias a 4 semanas e deve-se observar se os sintomas regridem ou desaparecem.

Após o período de 4 semanas, poderá ser feita uma reintrodução de LV para confirmação do diagnóstico, caso em que os sintomas reaparecerão. Em caso de sintomas graves, pode não haver necessidade de reintrodução precoce.

A dieta de exclusão no tratamento

Se o diagnóstico de alergia se confirmar, a dieta de exclusão deve ser seguida por um tempo maior, de 6 a 12 meses. Depois desse período, e sempre após 1 ano de idade do bebê, pelo menos, novos testes podem ser feitos, para verificar se a criança já pode ingerir a proteína.


Se o leite de vaca está proibido, assim como seus derivados, é possível substituir por outros leites como o de cabra ou soja?

Não! O leite de outros mamíferos (cabra, égua, jumenta) oferece os mesmos riscos que o leite de vaca, pois também tem grande potencial para provocar alergias. Em relação à soja, a mesma não deve ser utilizada em menores que seis meses ou menores de 1 ano com sintomas gastrointestinais, pelo grande risco de ocorrer alergia cruzada entre as proteínas da soja e do leite.

Como vou alimentar meu filho?

Deve-se manter a amamentação exclusiva até os seis meses, com a mãe em dieta de exclusão. Após 6 meses, pode-se iniciar a introdução de sólidos, lembrando que os alimentos devem ser oferecidos com cautela, um de cada vez, respeitando um intervalo de 4 a 7 dias entre cada alimento. Deve-se evitar alimentos potencialmente alergenos.

Mesmo após a introdução dos sólidos, a mãe deve continuar amamentado e em dieta de exclusão até que se possa fazer a reintrodução de leite de vaca.

Crianças que não puderam ser amamentadas, devem usar fórmulas extensamente hidrolisadas e em casos mais graves, fórmulas de aminoácidos. Vale lembrar que essas fórmulas são caras e de difícil aceitação pelo bebê.

Fórmulas à base de soja só podem ser prescritas para pacientes com reações mediadas por IgE, sem sintomas gastrintestinais e com idade superior a seis meses.

Levar em consideração a possibilidade de relactação, uma vez que o leite materno é o mais indicado.

De olho nos rótulos!

Se você ou seu filho estiverem fazendo dieta de exclusão, ler o rótulo dos alimentos industrializados é fundamental para evitar reações alérgicas e complicações no tratamento.

O leite e seus derivados podem estar presentes em muitos produtos industrializados. Você deve observar nos rótulos de todos os produtos que pensa em adquirir/consumir.

Verifique sempre:

· Isenção de leite, iogurte, leite condensado, leite evaporado, leite em pó, leite maltado, leite integral, leite desnatado, leite sem lactose ou com baixa lactose, leite semi-desnatado, creme de leite, nata, coalhada, queijos, manteiga e laticínios.

· Alimentos que usam leite na sua formulação como biscoitos, chocolates, doces e pudins.

· Os termos que indicam a presença de leite no alimento: leite, soro de leite, caseína, caseinato de sódio ou cálcio, lactoalbumina, lactoglobulina. proteínas do leite, proteínas do soro, traços de leite, formulação ou preparação láctea.

· Lactose: não traz alergia. No entanto, pode conter resíduos de proteínas do leite. É bom observar.

· Os termos que indicam presença de soja nos alimentos: extrato de soja, proteína isolada de soja, proteína vegetal hidrolisada, gordura vegetal hidrogenada e gordura vegetal.

· Lecitina de soja: a princípio, pode ser consumida por alérgicos à soja. No entanto, indivíduos muitos sensíveis, podem não tolerar.

· Margarinas: muitas incluem leite na sua formulação.

· Alimentos processados como hamburger, kibe, salame, almôndegas, carnes empanadas, nuggets costumam conter soja e até mesmo leite.
· As salsichas têm proteína de soja e podem conter leite.

· As sopas industrializadas podem conter soja e leite.
· Produtos de confeitaria: bolos, tortas, sonhos, doces em geral podem conter leite, soja e derivados.

Amamente seu filho!

5 comentários:

  1. sou viciada em leite de vaca! se a clarice tivesse alergia, e eu tivesse q parar para amamentar... nossa quero nem imaginar...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto também e a Yasmin ja tomou algumas vezes!! Ainda bem que não deu nada!!

    Qual seu e-mail? Ou me escreva talitahsampaioliten@gmail.com para eu te mandar os valores das boininhas!!

    Beijos e adorei a visita!

    Obrigada pelo elogio, faço tudo com muito carinho!!

    ResponderExcluir
  3. é amiga, pelas nossas menininhas fazemos qualquer coisa né! bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie!! se sabe que teve uma época q eu achei que a Isa tivesse alergia a lactose, pq ela não aceitava leite nenhum!! mas daaí descobrimos que era um dente q tava nascendo, ela tinha 3 meses por isso nem desfiamos de nada....
    eu e a Isa amamos leite, somos uma bezerras kkk

    BjOOO

    ResponderExcluir
  5. amiga um animalzinho é tudo de bom p convivencia com crianças!!!

    ResponderExcluir