Pages


cama compartilhada

4




O que é cama compartilhada? 

Cama compartilhada é dormir próximo ao bebê, não necessariamente na mesma cama. Pode ser um berço acoplado a cama, colchões no chão ou na mesma cama mesmo. O importante é mamãe e bebê estarem no mesmo ambiente. 

Benefícios Fisiológicos 
1. Os bebês mamam mais sem perturbar o sono da mãe e do bebê, dormindo mais (quase 3 vezes mais) do que aqueles bebês amamentados que dormem sozinhos. 
2. Os bebês choram significativamente menos. Teoricamente se supõe que menos choro é mais energia para se desenvolverem. 
3. Maior oportunidade para amamentar se traduz em menos incidência de doenças. 
4. Durante as primeiras semanas de vida do bebê, seu ritmo respiratório não é suficiente maduro e é frequente os casos de apnéias. Se a mãe dorme ao seu lado, ela proporciona ao bebê um padrão de respiração que este pode imitar. 
5. A fase profunda do sono é muito menor diminuindo assim o risco da SMS (Síndrome de Morte Súbita). Além disso, o desenvolvimento neuronal ocorre em seu máximo esplendor na fase menos profunda do sono, com a prática da cama compartilhada está se potencializando seu desenvolvimento mental. 
6. Pesquisas demonstram para um bebê dormir sozinho é muito estressante, por isso que eles choram. Qdo choram, altos níveis de cortisona, hormônios do stress, são liberados. A constante exposição à cortisona na infância, causa danos físicos ao cérebro. 
fonte: http://www.lalecheleague.org 

ORIENTAÇÕES PARA CAMA COMPARTILHADA COM SEGURANÇA: 
- Coloque a criança para dormir deitada de costas 
- Coloque a criança ao lado da mãe invés de entre a mãe e o pai 
- Utilize uma cama grande e firme e tome precauções para prevenir a queda do bebê da cama 
- Não durma com a criança em uma cama d’água ou sofá 
- Não coloque uma criança para dormir sozinha em uma cama de adulto 
- Não utilize almofadas e roupas de camas fofas 
- Não compartilhe a cama com seu bebê sob a influência de drogas, álcool, medicação para resfriado e alergia que não necessitam de receita médica para a compra ou se estiver extremamente privado do seu sono 
- Irmãos, irmãs ou babás não devem dormir com a criança 

4 comentários:

  1. Ola Adriana, que legal encontrar um blog com mãe de meninas, tbém tenho uma espero vir sempre aqui adorei seu blog, quando puder me visite ficarei honrada, bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Oi eu acho bacana a cama compartilhada apesar de ahcar que nossos filhos precisam da privacidade deles assim como nós,acho elgal mas não faço uso dela aqui em casa,cada um dorme em seu quarto mesmo....Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu bem que tentei, mas aqui em casa não deu certo. Frederico só dorme bem no berço dele, não gosta da minha cama, nem do carinho... E cama compartilhada é tão mais prático, né.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie!!
    Estou postando alguns textos sobre CC no meu blog e vou usar esse seu tá?
    bjs

    ResponderExcluir