Pages


Consulta ao pediatra dupla

6
Hoje madrugamos para levar as meninas ao pediatra , maridão pela primeira vez foi comigo (acreditem)
consulta das duas é com o mesmo pediatra então é junto, menos trabalho né!
Bom com a Fofô esta tudo ótimoo.
A Fufu, levamos o raio x que ele tinha pedido na consulta anterior...
ele disse que ela tem Hipertrofia adenoideana , e encaminhou ela para o otorrino, e que para ele é caso para operar,
Por isso ela ronca a  e dorme super mal...tadinha da minha pequena
Agora é só esperar a consulta com o otorrino e ver realmente se vai ter que operar,

Mudando de assunto

Meninas agora tenha cobrinha especie Fofô aqui em casa, ta rastejando ,vai para qualquer lado, para reinar na coisas...não para 1 minuto  e não quer mais saber de colo só chão!
uiausiauisuiaosoai


Hipertrofia Adenoideana


A adenóide é uma estrutura localizada na parte mais posterior (no fundo) das fossas nasais, numa cavidade chamada de rinofaringe. Consiste em uma massa de tecido linfóide, que, juntamente com as amígdalas, apresenta função imunológica local.

Entretanto, em algumas crianças a adenóide pode estar com o tamanho muito aumentado (hipertrofia) ou cronicamente infectada, perdendo a sua função imunológica e gerando problemas respiratórios (roncos, apnéia, sinusites de repetição) e auditivos (devido à proximidade com a tuba auditiva).

A obstrução nasal crônica nas crianças leva a um estado de respiração bucal, que por sua vez, pode ocasionar problemas ortodônticos ( mordida cruzada, desalinhamento da arcada dentária) e alterações do crescimento dos ossos da face, principalmente os maxilares.
Os problemas respiratórios decorrentes da hipertrofia adenoideana (e por vezes, amigdaliana) manifestam-se como  respiração ruidosa durante a noite (roncos) e em alguns casos, apnéia do sono (paradas respiratórias). Estes fatores levam a uma redução da oxigenação durante o sono, resultando em vários problemas no desenvolvimento da criança (falta de atenção na escola, hiperatividade).
Devido à localização da adenóide próximo às tubas auditivas – canais existentes no fundo do nariz e que comunicam o nariz aos ouvidos, com função de ventilação do ouvido médio  -  quando aumentada, pode comprometer  este mecanismo de ventilação, resultando na retenção de líquido dentro das cavidades do ouvido, que pode infectar-se, manifestando-se como otites de repetição ou otite crônica
Quando esse líquido permanece por muito tempo dentro do ouvido, sem ventilação adequada, ele vai se tornando espessado, dificultando a audição da criança. Esta entidade é conhecida como otite média serosa e é a causa mais freqüente de deficiência auditiva nas crianças, sendo tratada com medicamentos e em alguns casos com cirurgia (colocação de tubos de ventilação).

A avaliação da adenóide pode ser feita através de radiografia do nariz em perfil (RX de cavum)  ou através de visualização direta pelo exame de  nasofibrolaringoscopia flexível.

6 comentários:

  1. Espero que não tenha que operar e que tudo fique beem!
    Ahhh também tenho uma cobrinha aqui em casa que gosta de se rastejar e de ficar de joelhinho... rsrsrs
    beeijos

    ResponderExcluir
  2. tomara que ela não precise operar.....o dó,,,,,,,,,bjus para a sua cobrinha e para Fufu....

    ResponderExcluir
  3. cobrinha fofo é! q linda!!! amiga se tiver q operar opera agora q ela ta novinha q é bem melhor né! bjs

    ResponderExcluir
  4. Flor, se precisar operar: opere. O quanto antes. Minha mãe não me operou e eu tive a mesma coisa. Agora, depois de grande, ainda ronco e durmo mal. Preciso operar urgentemente! Mas vai dar tudo certo. rsrs Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!
    Se precisar operar opere logo mesmo enquanto ela é pequenininha!!!

    A Yasmin também vive minhocando...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que dozinha. Tomara que não precise operar, vou rezar muito para vocês. Mas se for o caso de operação, quanto antes melhor. Digo isso porque bem sabes o que passamos com o Fred, e depois da cirurgia, foi um alívio, eles se recuperam rapidinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir