Pages


Musicalização infantil

9
Eu e meu marido amamos musicas , e nossas meninas também , meu marido toca violão  e guitarra, eu  não tenho paciência para apreender pois ,sou muito ansiosa...
Meu marido sempre tocou violão para as meninas ,desde que nasceram , e muitas vezes era a única coisa que acalmava elas.
A Fu ja te  3 anos e meio , e vem pedindo para apreender a tocar violão , e é claro que o pai todo orgulhoso , ira ensinar né
Mas pensei comigo ,não é muito cedo ?!
Confesso que acho cedo ...

Andei pesquisado ... para tirar minhas duvidas e achei legal postar

Com que idade é que a criança deve começar?
Se a criança não está preparada, se não sabe o que lhe espera e se apenas se fala em teoria musical, aulas instrumentais ou exames a aprendizagem da música não será apresentada como algo divertido e atractivo. A criança entenderá isso como uma espécie de ‘’trabalho forçado’’ ao qual foi obrigada.
Na maioria dos casos tem de se ir devagar. Primeiro a criança tem de passar por cursos de apreciação musical para se iniciar na música. Há que dar tempo ao tempo e não forçar uma criança demasiado pequena. Tem de saber acompanhá-la e não pressioná-la.
A música é mais fácil para uns do que para outros. Se começar como quem dá um passeio e enquanto o fizer incentivar a criança mostrando-lhe tudo o que a rodeia o gosto pelo trabalho irá transformar-se em prazer e paixão pela música.
Cada instrumento requer uma idade mínima para se começar. Esta idade depende de alguns factores físicos: por exemplo, é necessário que as mãos de uma criança sejam suficientemente grandes para que os dedos alcancem a distância certa. Às vezes, até mesmo os instrumentos mais pequenos são grandes para as crianças.
É mais arriscado forçar uma criança a começar muito cedo do que fazê-lo quando acha que já é demasiada tarde. Se a criança não estiver pronta o facto de aprender música será muito difícil. Para além disso, pode sentir-se pressionada e rejeitada. Esta atitude precoce é, de facto, um dos factores mais comuns que levam ao fracasso nos estudos, sejam eles ou não musicais.
Alguns cientistas descobriram etapas de desenvolvimento nas crianças. Nessas fases elas aprendem diferentes habilidades específicas de uma forma particularmente rápida: a motricidade, a linguagem, a música, etc. Desta forma, a melhor fase para aprender a tocar um instrumento situa-se entre os três e os dez anos. No entanto, isto não quer dizer que mais tarde tudo estará perdido. Alguns músicos podem começar na adolescência ou até mesmo com trinta ou cinquenta anos mas não chegam a ser profissionais.


Fisicamente será que criança está preparada para um instrumento em particular?
‘’Tem umas mãos grandes, faremos dele um violoncelista’’, ‘’É asmático será que é melhor escolher o violino’’, ‘’Tem dedos de pianista’’, etc. São apenas alguns dos exemplos mais extremos que se ouvem muitas vezes. Contudo, à priori, não há nenhuma razão que justifique forçar uma criança a optar por determinado instrumento que se adapte às suas características (sejam elas físicas ou psicológicas).
Uma mão pequena pode ser rápida e activa, enquanto que uma mão grande e lenta, mediante algum exercício, pode converter-se numa excelente mão de pianista, de harpista ou até de violoncelista.
Em primeiro lugar o importante é perceber a paixão, a força de vontade e a motivação da criança por determinado instrumento.

Benefícios                                                                        
O cérebro tem dois hemisférios que se complementam e estão interligados. A parte abstracta e a parte racional precisam uma da outra. É dentro da parte abstracta que se encontra a arte e se esta evoluir todo o cérebro será desenvolvido e ‘’registará’’ o potencial da criança.
De facto, um instrumento musical é uma ferramenta muito útil para alcançar o desenvolvimento integral de cada pessoa e aumentar tanto a criatividade como a saúde mental e física. Se uma criança praticar um instrumento regularmente acaba por melhorar as competências linguísticas, a memória e a capacidade de perceber o mundo e formar imagens mentais de diferentes objectos.
Para além dos benefícios acima mencionados, praticar um instrumento melhora o estado anímico de uma criança e a sua relação com os outros. No campo individual tocar um instrumento pode fazer com que a criança se torne numa pessoa organizada que planifica muito bem as tarefas e tem uma capacidade redobrada de estar atenta. Mais tarde, esse comportamento pode ser transposto para vida de estudante obtendo melhores resultados.
A música é um meio de expressão e uma consequência disso é uma boa auto-estima. Dessa forma, as crianças aprendem a superar os medos e assumir alguns riscos proporcionando a si próprios mais confiança e segurança. Se a criança faz parte de uma orquestra ou de um grupo é um bom caminho para aprender a trabalhar em equipa e ainda para ter iniciativa em ir aos ensaios e praticar em casa.
Aprender a tocar um instrumento melhora a vida em geral.

FONTE: Uma instrumento para cada criança, Laurence Beauvillard.


Agora  videos de uma menininha muito fofa e com bom gosto ,tocando guitarra





Ela tem  6 anos ! e manda bem na guitarra!


9 comentários:

  1. Tb adoro música!
    Pena que meu marido não... ele não gosta de música alguma, acredita? Então em geral o que a Bella gosta são músicas dos desenhos e aberturas de novelas mesmo...
    Meu marido já ne gosta de música, rock então.. aí acabo escutando em meu mp3 só.

    Quero só ver sua pequena tocando daqui uns anos!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro música!!!!
    Acho bem legal hein Amiga!!!

    Também quero ver a Fû tocando hein!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu amo musica né...digo que sou movida a ela...e SOFIA tem paixão por musica...o unico problema e que ela demonstra um certo mal gosto kkkk ela dança pagode qdo passa algum carro de som tocando...ai eu quero morrer com isso né!!!
    Mas eu digo claro que sela quiser que vai fazer aula de canto coral e tbm de algum instrumento...E ja esta programado pra ela ganhar com uns 3 aninhos uma bateria que minha tia namora desde quando eu estou gravida kkk..
    Beijos em vc e nas meninas

    ResponderExcluir
  4. Lá em casa adoramos música!!!
    Sempre quis tocar algum instrumento, mas nunca tive paciência de fato.
    O papai toca teclado...

    Amiga acho cedo sim.. espera ela fazer uns 5, 6 aninhos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sabe eu naum acho cedo....quem deve saber isso é a criança mesmo sabe ?? depende se ela está mesmo com uma grande vontade...nem sei explicar rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Ah tomara que a Fû saibda tocar bacana estou torsendo , adoro musica bjooos!

    ResponderExcluir
  7. eu acho a coisa mais linda uma pessoa que toca violão ... e imagina só quano quem toca é uma criança (10x mais lindo)

    boa sorte no aprendizado da Fufu

    beijos

    ResponderExcluir
  8. amiga axo q se parte do interesse dela ñ é cedo, ela q quer e ñ vcs q estão "obrigando" então aproveita q ela esta afim e começa, se ela perder o interesse, espera mais um pouco! bjssss

    ResponderExcluir
  9. amo a música e com certeza a musicalização só vai trazer coisas boas para nossos pequenos....bjuss

    ResponderExcluir